sábado, 15 de novembro de 2008

PROJECTO - Carro movido a vento


Já imaginou um carro movido a vento, que quanto mais circula mais energia tem para se mover?

o veículo, o inventor e a comunicação social

João Francisco Jesus, um inventor das Caldas da Rainha de 65 anos, construiu um protótipo para provar que é possível e só lhe faltam investidores para aperfeiçoar o modelo.

A fórmula é elementar. O carro tem duas turbinas na dianteira e ao mover-se gera energia, que é acumulada em baterias para alimentar o motor eléctrico. O funcionamento dos restantes equipamentos – luzes, limpa-vidros e piscas – é garantido por um painel solar aplicado no tejadilho.


Apesar das dificuldades em encontrar componentes que dessem corpo ao projecto, João Francisco Jesus conseguiu construir uma viatura experimental e demonstrar que a sua ideia tem pernas para andar. "Parece uma brincadeira de crianças, mas o carro anda e o sistema funciona, precisa é de ser aperfeiçoado", explicou o inventor ao CM.
Até chegar aos testes de estrada foi preciso um ano de trabalho e muita criatividade. O motor eléctrico saiu do sistema hidráulico de uma retroescavadora, a caixa de velocidades teve que ser adaptada e as restantes peças foram sendo retiradas de um velho Peugeot 205.

"Quando o mecânico me via entrar na oficina, levava as mãos à cabeça e perguntava: ‘Diga-me lá o que inventou desta vez!’", recorda João Francisco Jesus.

O resultado, no final, foi uma viatura que parece saída dos filmes de ficção científica, mas o inventor não está preocupado com o aspecto. O que o preocupa é o facto de os componentes serem ainda demasiado pesados para assegurar a autonomia do veículo. E dá o exemplo das baterias que deviam ser de lítio, mas cuja aquisição é demasiado dispendiosa e difícil. Com a patente registada, João Francisco Jesus aguarda agora por investidores que queiram associar-se ao projecto.

Pode ver aqui => NOTÍCIA na SIC o vídeo com a notícia que passou no jornal da noite da SIC sobre este carro e oseu inventor

ainda sobre este mesmo assunto:

João Francisco Jesus, 65 anos, está reformado da banca e tem uma empresa de construção civil. Mas é na oficina, a trabalhar nas invenções, que se sente como peixe na água. Os amigos têm sido fundamentais para o ajudar a dar corpo aos projectos. 42 MIL EUROSO protótipo desenvolvido pelo empresário foi apoiado "em 70 por cento" por fundos comunitários, através do SIUPI-Sistema de Incentivos à Utilização da Propriedade Industrial. Até agora, segundo João Francisco Jesus, foram gastos "perto de 42 mil euros".

A necessidade de peças que não existem no mercado obrigou ao improviso durante a construção do modelo experimental. As turbinas, por exemplo, foram criadas "com um tico-tico (máquina de cortar chapa) e uma pistola de rebites".
Retirado de Correio da manhã

Quando encontrei este tema encontrei também outra notícia sobre o mesmo projecto



O caldense João Francisco Jesus construiu o protótipo de um veículo que anda a energia eólica e energia solar. Segundo o inventor, o conceito de carros eléctricos é muito usual e por isso o seu sistema é tornar o veículo totalmente autónomo.

“Carros eléctricos há muitos, agora alimentá-lo sem andar com o fio atrás é difícil. Isso é que é importante resolver e eu tenho aqui a solução, porque se não houver vento, com a deslocação do ar há produção de energia e o carro anda”, descreve.“Este é um carro que quanto mais andar, mais autónomo se torna. Se fizermos uma viagem de cem quilómetros torna-se totalmente autónomo, nas condições em que está actualmente”, refere.

O caldense tentou colocar baterias mais resistentes e mais leves, mas teve problemas. “Para adquirir baterias de lítio, tive muitas dificuldades. Se precisar de uma não há problema, mas se precisar de duas tenho de dizer para que fim, mas se pedir mais do que duas não me vendem”, comenta, lembrando o custo elevado de cada uma das baterias. Ter essas baterias “seria o ideal”, já que nas viagens curtas e nas horas de ponta de tráfego automóvel dentro das cidades, as turbinas não se movimentam, logo “não geram corrente para recarregar as baterias”. Mas se tivessem baterias de grande capacidade de armazenamento, ou se houvessem mini centrais eólicas, como existem postos de combustíveis, “as pessoas podiam trocar as baterias e assim movimentarem-se normalmente”. Com esta condição, João Francisco assegura que é possível tornar o seu protótipo “totalmente autónomo”. Mas este carro além de ter as turbinas que sustentam a tracção do veículo, o sistema possui no tejadilho um painel fotovoltaico que gera energia para uma outra bateria, que é utilizada nas luzes, travões e buzina. João Francisco Jesus trabalha no projecto há um ano e dedica-se por carolice. “É uma ideia que não é nova. Imaginava um sistema destes e só com a prática é que fui conseguindo fazer. Cheguei a andar à noite, com a carrinha, com as turbinas em cima, a passear na Estrada Atlântica, não que tenha problemas em mostrar, mas como poderiam dizer que eu me tinha passado da cabeça preferi fazer os testes à noite”, relata.

O inventor antes de produzir este veículo tentou aplicar o sistema em outros carros, até produzir este protótipo de raiz com peças de um carro velho que comprou e de onde retirou a caixa de velocidades, a suspensão, o volante e outros materiais.

Segundo o criador deste projecto, “o sistema está criado, só precisa de ser desenvolvido e aperfeiçoado”.
Carlos Barroso
Retirado de jornal das caldas

Posted by Antonio nº5

Sem comentários: