sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Espécies em Vias de Extinção


Actualmente, por toda a Terra, as espécies estão a desaparecer a um ritmo cada vez maior. A actividade humana foi eleita como sendo a principal responsável deste facto.
Os seres humanos utilizam deliberadamente outros mamíferos para a obtenção de alimento, calçado, leite, vestuário, armas, ferramentas, óleo, etc.. Desta maneira, ao aprendermos a matar seres vivos como fonte de alimento, comércio ou desporto, estamos a alterar com frequência, os ambientes naturais de certas populações.
A destruição de muitos habitats, por abusos ambientais tais como a poluição, é considerada, nos dias de hoje, um dos maiores problemas ambientais causados pelo Homem.
Muitas leis protegem a vida e as terras selvagens em todo o mundo, mas o problema reside na aplicação efectiva da lei.
A reprodução em cativeiro nos jardins zoológicos pode auxiliar algumas espécies em perigo. Por outro lado, estes têm a importante função de educar o público acerca da destruição dos habitats e do desaparecimento das espécies.
Todos os seres vivos têm o direito a existir e nós temos o dever de manter e criar condições para a sua preservação. As atitudes humanas não se devem basear apenas em objectivos económicos, utilitários ou recreativos face aos animais e às plantas.
. por- Ana Sofia nº4

Sem comentários: