sábado, 1 de dezembro de 2007

Abaixo as energias fósseis!!!



Publicada por Tomás Dinis em Sexta-feira, Novembro 30, 2007


Domingo, 25 de Novembro de 2007


Dia Internacional contra a violência
25 de Novembro - Um dia por todas as mulheres do mundo
Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente 25 de Novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.
A violência doméstica, nomeadamente a violência do género, é uma realidade que envergonha o mundo em pleno século XXI. Em Portugal foram registados, em 2006, segundo a UMAR, 20.595 situações de violência doméstica. Entre as agressões, incluem-se 39 casos de homicídio e outras 43 tentativas. No entanto estes números não revelam toda a realidade pois muitos casos não chegam a ser participados.
A violência contra a mulher é um problema complexo, que não se resolverá de forma simplista. Encontrar soluções representa um enorme desafio para o movimento feminista, para as mulheres em geral e para todos os segmentos da sociedade. Tal como o problema do racismo, que é um problema de todos e de nenhuma raça em particular, também, o problema da violência contra a mulher é um problema de todos e não apenas das mulheres.A violência contra a mulher, é também, um problema de saúde pública. O reconhecimento deste facto implica a qualificação e formação dos profissionais de saúde para enfrentarem este problema. Na área educacional, é preciso lutar por uma educação não sexista. É preciso incentivar a elaboração de livros, de unidades didácticas, que explicitem as contradições de género e combatam as discriminações. Os docentes e outro pessoal com trabalho nas escolas, devem ter qualificação e formação que lhes permita não terem comportamentos sexistas e contrariarem tais comportamentos nos alunos.
As mulheres têm de continuar a trabalhar para conquistarem espaços de cidadania, fazendo valer os seus direitos e tendo uma maior participação política — nos cinco Poderes, movimentos sociais, sindicais, económicos, culturais, políticos – num decidido processo de ganho permanente de poder.

Alerta!
Se fores vítima, ou testemunha, não hesites em denunciar!

Em caso de urgência liga o 800202148. Apresenta queixa às autoridades competentes.

Pede apoio à APAV- Associação de Apoio à VítimaTel. 707200077 e-mail: apav.sede@apav.pt
Publicada por Patrícia em 17:27

Sem comentários: