
Consultem aqui => NIGHTMARE BEFORE XMAS
O blog da Turma A do 9º ano para Alunos, Pais e Professores.
Publicada por por laura s. no seu blog em Sexta-feira, Outubro 05, 2007
Etiquetas: Quantas patas tem o elefante?
A vida é necessária para que uma pessoa exista. Todos os bens de uma pessoa, o dinheiro e as coisas que ela acumulou, o seu prestígio político, o seu poder militar; o cargo que ela ocupa, a sua importância na sociedade, até mesmo os seus direitos, tudo isso deixa de ser importante quando acaba a vida. Tudo o que uma pessoa tem perde o valor, deixa de ter sentido, quando ela perde a vida. Por isso pode dizer-se que a vida é o bem principal de qualquer pessoa. É o primeiro valor moral de todos os seres humanos. Não são os homens que criam a vida. No máximo os homens são capazes de perceber que em determinadas condições, quando se juntam certos elementos, a vida começa a existir.
in - http://www.quediaehoje.net/Problemas gerais da Sociedade Moderna
No mesmo dia, em 1143, pelo Tratado de Zamora, “oficializava-se a fundação de Portugal”.
Sobre a evolução dos símbolos nacionais (em particular da bandeira), vidé esta página:
“A bandeira nacional, da autoria de Columbano, João Chagas e Abel Botelho, foi adoptada pelo regime revolucionário de 5 de Outubro de 1910. De acordo com o Decreto-lei de 19 de Junho de 1911, a bandeira tem as cores verde (dois quintos) e vermelha (três quintos), com o escudo de armas na linha divisória.”
Significado dos símbolos e cores:
- As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique.
- Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo. Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: “Com este sinal, vencerás!”. Contando as chagas e duplicando as chagas da quina do meio, perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Cristo.
- Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros.
- A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio.
- O verde simboliza a esperança.
- O vermelho simboliza a coragem e o sangue dos Portugueses mortos em combate.