segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Mensagem de Natal do DT.

Que este Natal traga a todas as Crianças do Mundo a maior de todas as Alegrias:
Todos os seus desejos se vão transformar em Realidade!

São os desejos das crianças do Mundo que o fazem brilhar com Esperança e com Harmonia.
VIVAM AS CRIANÇAS, VIVA O NATAL!

do D.T. do 8ºA
para os meus alunos em especial um
SANTO E FELIZ NATAL
.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

FELIZ NATAL! - Ilustrações de Natal dos alunos da turma.


24
.

23
.

22
.

21
.

20
.

19
.

18
.

17
.

16
.

15
.

14
.

13
.

12
.

11
.

10
.

No dia 9 de Dezembro...

No dia 9 de Dezembro do ano de 2005, estava a chover na cidade de Lisboa. Era quase Natal e como é costume a cidade estava toda enfeitada com luzes coloridas nas ruas. As pessoas estavam quase todas dentro de edifícios, era raro ver uma pessoa na rua, pois a chuva era cada vez mais intensa. Pode-se dizer que estava um dia característico de Inverno.

De repente, uma luz muito brilhante apareceu no céu da cidade, não se sabendo de onde vinha. A luz estava cada vez mais forte e quando as pessoas se aperceberam do que se estava a passar dirigiram-se para as janelas mais próximas deixando o que estavam a fazer para depois. Não se conseguia ver de onde vinha, por isso as pessoas abriram os guarda-chuvas e foram para a rua cheias de curiosidade.

Passado um minuto de a luz ter aparecido no céu da cidade, viu-se a aproximar uma espécie de disco voador preto, estava a dirigir-se para fora da cidade. Pousou no cimo de uma colina. Algumas pessoas, com medo ou receio, voltaram para dentro dos edifícios. Mas, nem todas as pessoas voltaram para os edifícios, e então, dirigiram-se com os respectivos carros para fora da cidade, na direcção do sítio onde estava pousado o disco.

Quando chegaram ao pé do disco voador, todos ficaram admirados porque era muito grande e bastante resisitente, não se sabendo muito bem qual era o material de que era feita a nave ou o disco voador, como preferirem. Mas não tiveram muito tempo para ver e para admirá-lo pois levantou voo, desaparecendo num instante. Não deu hipóteses de as pessoas verem para onde foi devido à potente luz que deixou as pessoas sem conseguirem ver um palmo à frente dos olhos.

Há pessoas que dizem terem visto algo parecido com um humano na altura a mexer-se dentro do disco voador, julgam serem extraterrestres, mas não é mais do que uma mentira, pois não tiveram tempo de ver nada dentro da nave.


8
.

7
.

Está um dia frio na cidade de Chaves. É 6 de Dezembro e está a nevar. Todos os anos neva em Chaves. É fim-de-semana e estão muitas pessoas em casa, como de costume.
Gabi espera ansiosamente pela mãe que só chega do trabalho às 5 horas. Quando avista a mãe vai logo ter com ela.
- Mãe! Estava a ver que nunca mais chegavas!
- Mas só são 5h e 5min! Anda vamos entrar dentro de casa que está frio.
Já dentro de casa, a mãe tira o casaco e o cachecol.
- Fizeste os T.P.C’ s e arrumaste o teu quarto, Gabi?
- Sim e ainda fiz umas bolachas.
- Muito bem. Eu vou passar a roupa a ferro.
- Este ano vamos a Veneza? Estou com saudades dos avós e do resto da família.
Gabi é uma rapariga veneziana. Veio para Portugal há três anos, agora ela tem doze anos. Tem os cabelos louros e os olhos verdes. O seu animal preferido é o gato tendo ela deixado a sua gata “ Dolce ”, em Veneza.
- Gabi… quantas vezes já te disse que não podemos ir a Veneza.
- Muitas! Mas Porquê?
- Eu não posso deixar o meu emprego, ainda por cima agora. Lembras-te porque é que viemos para Portugal?
- Sim… Viemos para Portugal porque o pai morreu há três anos e não tínhamos dinheiro para nos sustentar em Veneza, então achas-te que em Portugal terias emprego.
- Vês como não podemos ir a Veneza. Eu tiro umas férias de uma semana e ficamos aqui em casa.
- Mas tenho saudades de casa, da minha família, dos meus amigos e da minha gatinha que o pai me deu.
- Desculpa Gabi … mas não podemos ir.
Gabi vai para o quarto a chorar. Ela quer ir muito a Veneza. Ela só pensa na falta que sente de toda a gente e até da sua gata. O quarto dela em Veneza tem vista para o mar, é muito grande e está decorado com tons lilases. Pelo contrário, o seu quarto em Chaves é pequeno, tem vista para o rio e está decorado com tons verdes.
Passado algum tempo a mãe chama-a para jantar. Ela silenciosamente desce as escadas. Quando acaba o jantar, volta para o quarto.
Com o passar do tempo ela começa a sentir sono e adormece. Começa a sonhar com Veneza e com toda a gente que conhece.
Sonha que anda de gôndola pelos canais a ver as casas. A primeira paragem que faz é na casa dos avós. Os avós abraçam-na devido às saudades que tiveram e ficam muito felizes por a verem. E logo lhe dão um colar para ela se lembrar deles. Depois passa por casa da sua melhor amiga, a Melby que lhe dá um gancho para se lembrar dela e de Veneza. Por fim depois de passar por muitos sítios chega à sua casa. Logo entra pela e passa por todas as divisões e por fim chega ao seu quarto com vista para o mar. Volta-se para trás e vê uma figura alta e magra de cabelos castanhos.
- Pai!!
- Olá Gabi.
- O que fazes aqui?
- Já que vieste a Veneza decidi visitar-te.
- Mas tu estás morto!
- Mas em sonhos não, por isso podes sempre encontrar-te comigo em sonhos. Toma esta pulseira e recordar-te-ás de mim. Tem um feliz Natal.
- Adeus, Pai…
De repente Gabi começa a ter sono e adormece na sua cama lilás.
Quando acorda, vê que está no seu quarto em Chaves, com um colar no pescoço e um gancho na cabeça, mas não vê a pulseira que o Pai lhe deu na terra dos sonhos.
Ela desce e encontra a mãe a receber umas caixas do carteiro.
- Vejo que já viste as prendas que a Melby e os avós enviaram. Mas está aqui uma especial.
Gabi vai a correr para abrir a misteriosa caixa e encontra a sua gata Dolce que a família enviou para ao pé dela. Logo fica feliz e sente que o Pai está ao pé dela, já que tinha sido ele que deu a gata antes de morrer com cancro.


5
.

Margarida era uma menina alta e muito bonita. Gostava muito de animais e era muito carinhosa. Tinha uma irmã gémea que se chamava Matilde. Davam-se muito bem e gostavam muito uma da outra.
Estavam-se a aproximar as férias do Natal. Ao contrário das outras escolas, as aulas acabavam no final de Novembro. A Margarida e a Matilde estavam muito atarefadas a fazer as malas porque iam para a casa de férias dos avós, na Guarda. Nunca lá tinham ido no Inverno e iria ser uma óptima oportunidade para passar o Natal de forma diferente.
Era dia 4 de Dezembro e as duas meninas e os pais estavam de partida para a Guarda.
- Matilde, despacha-te! A viajem ainda é longa – disse a mãe, apressada.
Chegaram a casa dos avós, ao fim da tarde. Lancharam leite quente com chocolate pois estava muito frio e uns biscoitos deliciosos que a avó tinha feito. Depois foram passear para desfrutar do bom tempo apesar do frio. Estavam a adorar tudo e a divertir-se muito. A alegria do Natal pairava no ar e as pessoas corriam para fazer as compras de Natal. Estava tudo iluminado e sentia-se a felicidade nas pessoas, principalmente nas crianças, que se reflectia nos seus sorrisos. A noite foi calma e aconchegante ao calor da lareira, mas as duas meninas sentiam que faltava qualquer coisa para ser um Natal perfeito. Ao amanhecer, ficaram espantadas porque encontraram tudo coberto de neve. Tudo branquinho e cheio de crianças a brincar. Instalou-se assim uma alegria geral e foram umas férias maravilhosas.


3
.

2
.

1

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007




A caça comercial de baleias dizimou as populações de baleias em todo o mundo. A caça ainda existe, apesar destes animais estarem protegidos por dois acordos internacionais. O Japão e a Noruega continuam a caçá-las em pequena escala e a pressionar para obter a liberação da caça e do comércio dos produtos. O Japão caça cerca de 440 baleias minke todos os anos nas águas do Santuário de Baleias Antártico, desobedecendo a acordos internacionais sob a alegação de que está realizando 'caça científica'. Mais de 2 milhões de baleias foram mortas neste século pela caça comercial. Em 1985, a Comissão Baleeira Internacional proibiu a caça comercial de baleias, mas nações como o Japão e Noruega continuam a cometer este crime. O Greenpeace defende a continuidade da proibição da caça e do comércio de produtos derivados de baleias e, para isto, tem lutado para que seja criado um Santuário Global para todas as espécies de baleias do Planeta. Esta grande área de proteção pode ser conseguida através da criação de santuários regionais, como o Santuário de Baleias no Atlântico Sul, uma proposta do governo brasileiro, que já tem o apoio de países como a Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra e Estados Unidos.


Postado por João Fragoso, nº12

domingo, 9 de dezembro de 2007

O Natal está quase a chegar!

imagem recolhida por Tomás Dinis
.
.

O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo actualmente uma das festas católicas mais importantes.Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento.Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo e transformou-se numa das, festividades centrais da Igreja equiparada desde cedo à Páscoa.Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas.Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construírem presépios, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus. A árvore de Natal surge no século XVI, sendo enfeitada com luzes símbolo de Cristo, Luz do Mundo. Uma outra tradição de Natal é a troca de presentes, que são dados pelo Pai Natal ou pelo Menino Jesus, dependendo da tradição de cada país.O Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento Daquele que deu a Sua vida por nós, Jesus Cristo.

Publicada por Ana Sofia em 30 de Novembro de 2007

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Dá que pensar!! E temos todos de REFLECTIR!

Abandono Escolar
Recebido por correio electrónico:"O abandono escolar constitui um dos problemas mais graves que enfrenta o País, já que ele contribui para a perpetuação do baixo nível de escolaridade, mesmo em idades mais jovens, o que, por sua vez, está a associado e mesmo determina um baixo nível de qualificação profissional. No 3º Trimestre de 2006, segundo dados constantes das “Estatísticas de Emprego” do INE, 3.700.300 dos 5.187.300 que tinham um emprego, ou seja, 71,3% de toda a população empregada tinha apenas o ensino básico ou menos. A associação destes dois factores – baixa escolaridade e baixa qualificação profissional - constitui uma das causa estruturais mais importantes do atraso do País e da grave crise económica e social em que se encontra mergulhado. Dados recentes publicados pelo Eurostat, referentes já ao ano de 2006, revelam que o abandono escolar agravou-se com o governo do PS.

Publicada por Rita Garcia em 08:50 0 comentários Hiperligações para esta mensagem

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Trabalho de hoje em Área de Projecto

1- Introduzir no blog individual 2 pesquisas ( no mínimo ) sobre os temas do respectivo grupo de trabalho.
2- Introduzir duas imagens alusivas às áreas pesquisadas.
3- introduzir um vídeo com respectiva legenda e crítica pessoal e individualizada.
4- Introduzir uma ilustração infantil sobre o tema: Natal, ou link direccionando para imagens de ilustradores.
5- Avaliação pessoal - Auto-avaliação do blog individual: Notas possíveis NS - S - SB!

sábado, 1 de dezembro de 2007

Abaixo as energias fósseis!!!



Publicada por Tomás Dinis em Sexta-feira, Novembro 30, 2007


Domingo, 25 de Novembro de 2007


Dia Internacional contra a violência
25 de Novembro - Um dia por todas as mulheres do mundo
Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente 25 de Novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.
A violência doméstica, nomeadamente a violência do género, é uma realidade que envergonha o mundo em pleno século XXI. Em Portugal foram registados, em 2006, segundo a UMAR, 20.595 situações de violência doméstica. Entre as agressões, incluem-se 39 casos de homicídio e outras 43 tentativas. No entanto estes números não revelam toda a realidade pois muitos casos não chegam a ser participados.
A violência contra a mulher é um problema complexo, que não se resolverá de forma simplista. Encontrar soluções representa um enorme desafio para o movimento feminista, para as mulheres em geral e para todos os segmentos da sociedade. Tal como o problema do racismo, que é um problema de todos e de nenhuma raça em particular, também, o problema da violência contra a mulher é um problema de todos e não apenas das mulheres.A violência contra a mulher, é também, um problema de saúde pública. O reconhecimento deste facto implica a qualificação e formação dos profissionais de saúde para enfrentarem este problema. Na área educacional, é preciso lutar por uma educação não sexista. É preciso incentivar a elaboração de livros, de unidades didácticas, que explicitem as contradições de género e combatam as discriminações. Os docentes e outro pessoal com trabalho nas escolas, devem ter qualificação e formação que lhes permita não terem comportamentos sexistas e contrariarem tais comportamentos nos alunos.
As mulheres têm de continuar a trabalhar para conquistarem espaços de cidadania, fazendo valer os seus direitos e tendo uma maior participação política — nos cinco Poderes, movimentos sociais, sindicais, económicos, culturais, políticos – num decidido processo de ganho permanente de poder.

Alerta!
Se fores vítima, ou testemunha, não hesites em denunciar!

Em caso de urgência liga o 800202148. Apresenta queixa às autoridades competentes.

Pede apoio à APAV- Associação de Apoio à VítimaTel. 707200077 e-mail: apav.sede@apav.pt
Publicada por Patrícia em 17:27